segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Erre mais!


A maioria das pessoas tem problemas de cometerem erros. Não posso negar que existem situações onde os erros devem ser evitados ao máximo, como por exemplo: quando um piloto pousa um avião, ou um médico faz uma cirurgia; em outras palavras, situações onde um erro tem grandes conseqüências. Porém, em situações onde, por exemplo, o aprendizado é o objetivo este princípio deveria ser invertido, errar mais é melhor, faz parte. Ainda assim, as pessoas continuam tendo aversão a errar.

Acredito que isso vem de formação, é uma coisa cultural. Na escola, ninguém quer ser a criança que erra a resposta. Ir responder uma questão no quadro ou apresentar um trabalho pode ser uma coisa aterrorizadora. E, não duvido que esse receio ainda aconteça com algumas pessoas na faculdade. A opção de ficar quieto parece melhor, você não acerta, mas pelos menos também não erra.

De certa forma, esta cultura limita a criatividade. Dar uma solução diferente para um problema, e correr o risco de estar errado, pode ser um opção subjugada em relação a uma solução “enlatada”. Assim, soluções ineficientes podem perdurar, pelo medo das pessoas de errar. Em muitas situações, tentar soluções diferentes pode não ser prático devido a outros fatores, que poderiam ser resumidos a poucos recursos (tempo, dinheiro, etc.).

Situações de aprendizado são os terrenos perfeitos onde os erros podem florescer. Você está aprendendo, esse é lugar pra errar. Onde você deve errar. Se você está aprendendo algo e não está errando, eu temo lhe dizer que você não está aprendendo você está estagnado. Se você acabou de aprender algo é muito provável que vá errar na hora de fazer, várias vezes. Mas depois de vários erros você aprende, você adquire algo novo e melhora.

No final, os que erram fazem a diferença e se destacam. Pra terminar um vídeo com um comercial da Nike, sobre Michael Jordan e os erros em sua carreira.


3 comentários:

  1. Errar, é fácil. Admitir o erro é que é mais dificil. Geralmente, só se admite um erro quando você consegue um sucesso. Acho que porque a partir daí se tem um parâmetro do que estava dando errado e de como deu certo.
    Mas, a questão é, saber lidar com seus erros, isso vale até mesmo para responder perguntas erradas em sala de aula, e o quanto estas disposto a continuar tentando. Todavia, pior do que errar é desistir.

    Gosto desse video do Michel Jordan e principalmente, desta frase aqui:

    "De fato, não fracassei ao tentar, cerca de 10.000 vezes (...)Simplesmente, encontrei 10.000 maneiras que não funcionam." - Thomas Edison.

    Por sorte, existem pessoas, como você diz, "fodas" mas com uma humildade que acabam nos inspirando.

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão! Parabéns!

    Um ponto que pode complementar teu texto é "entender que a outra pessoa errou". Muita gente não tolera o erro dos outros: o chefe que não tolera o erro do funcionário, o pai que briga com o erro do filho, etc... É importante que as pessoas se coloquem no lugar da outra, e entendam que muitas vezes o erro não foi proposital ou maldoso, mas sim que foi apenas um erro de aprendizado. Infelizmente, nossa sociedade ainda precisa aprender que o erro faz parte da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Bem, realmente isso que você colocou é bem verdade. E acho que contribui com a questão das pessoas terem medo de errar. Se você comete um erro e é castigado por isso, dificilmente vai arriscar novamente.

      Excluir