segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O paradoxo das pessoas “fodas”


Assistindo na web algumas palestras da RubyConf Brasil deste ano percebi que caras que eu já achava muito bons aparentemente estão muito melhores. Bem, isso acabou me causando um sentimento de: como tem coisas que ainda preciso aprender; e algumas reflexões sobre o que faz as pessoas serem muito boas.

Pensando sobre o assunto percebi um paradoxo. Caras muito bons estão ainda melhor porque estão evoluindo, se estão evoluindo é porque não estão satisfeitos com o que sabem. De certa forma, podemos dizer que eles não se acham tão bons assim. Além disso, existe a possibilidade da situação inversa. Uma pessoa que se acha boa, acaba não se preocupando em aprender, já que sabe, e no fim não apresenta nada de especial. A humildade parece ser uma característica que está relacionada com a qualidade das pessoas.

Para se tornar muito bom, se preocupar com as coisas que ainda não sabemos pode ser mais importante do que as coisas que já sabemos. Ter conhecimento dos nossos pontos fortes não nos faz melhores, porém conhecer os pontos falhos possibilita a melhora. E acreditar muito na própria qualidade pode acabar justamente maquiando estes pontos falhos, onde é possível melhorar.

No fim, o que define a qualidade de alguém não está tão relacionado com as habilidades e conhecimento que ele tem, mas sim com sua evolução. Saber que existe muito a aprender e correr atrás disso faz as pessoas "fodas".

3 comentários:

  1. Um ponto interessante é que estas pessoas acreditam que podem melhorar ao divulgar seu trabalho abertamente, assim recebem feedback. E elas sempre são abertas à críticas. Elas não divulgam seu trabalho por pensarem "vejam como eu sou bom".

    ResponderExcluir
  2. Demorou, mas saiu o post 2012 :P

    Concordo com esse paradoxo e ainda me sinto feliz por conhecer pessoalmente alguns bons exemplos dessas pessoas "fodas": Victor Mueller, André Rosa, Samuel Deschamps, Luis Schultz, Rodrigo Schmidt e por aí vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela citação =)

      Você deveria ter se incluído na lista também ;)

      Excluir