quinta-feira, 7 de abril de 2011

Espírito Olímpico

Hein? Não, não estou falando nas olimpíadas. Mas queria falar sobre uma comparação que meu orientador faz entre mestrado/doutorado e esporte de alto rendimento. A ideia é sermos “atletas” do mundo científico. E o objetivo disputar com os melhores do mundo. Então existe um campeonato de ciência? Bem, no nosso caso a disputa é feita para colocar nossos trabalhos nos grandes eventos internacionais.

E dentre todos os eventos o que mais se destaca na área da computação gráfica é o SIGGRAPH. Publicar nesta conferência é tipo jogar na copa do mundo de futebol ou ir para as olimpíadas, o topo. E nesse ano de 2011 dois trabalhos da UFRGS foram selecionados. Isso é competir com MIT, Stanford e aqueles chineses que parecem querer dominar o mundo e estar no nível deles. Massa, né?

É claro, os resultados não vêm por acaso. Para conseguir chegar a um ponto deste o esforço também tem que ser de atleta olímpico. Tem que trabalhar muito e se dedicar mais que a média, para ser melhor que a média. Se todo mundo trabalha 8 horas por dia 5 dias por semana, para estar entre os MELHORES DO MUNDO quanto é necessário? Ouvi histórias de caras que no mês anterior a conferência dormiam no laboratório, ah isso no MIT.

Deu para ter uma noção de como é a coisa por aqui? Meio assustador?

2 comentários:

  1. Isso sim é que é ciência da computação!
    Dessas pessoas que se dedicam pra valer é que costumam sair ideias que mudam o mundo.
    O Brasil precisa de mais dessas pessoas, você é um grande exemplo! ;)

    ResponderExcluir
  2. Valeu. Não fale este tipo de coisa que fico sem jeito. ^^

    Falando em mudar o mundo. Dê uma olhada no projeto do Vitor (um dos que foi para o SIGGRAPH)
    http://web.media.mit.edu/~pamplona/NETRA/

    E se for possível vote no projeto:
    http://globalchallenge.mit.edu/teams/view/200

    Tem que se castrar como MIT Friend.

    ResponderExcluir