quinta-feira, 3 de março de 2011

Entrando no mestrado. Processo de seleção

Uma das primeiras perguntas que as pessoas me fazem quando digo que vou fazer mestrado é: Como você conseguiu? Por isso, neste post vou descrever os passos do processo de seleção.

O primeiro passo foi o PosComp. Para fazer um mestrado em computação, principalmente nas instituições mais conceituadas, é praticamente obrigatório fazer essa prova. Ela é bem difícil e normalmente é necessário ficar acima da média nacional, que costuma ser baixa. Para quem quiser saber mais, a Gabriela escreveu sobre a prova no blog dela.

Depois de conseguir uma nota razoável no PosComp vem uma das partes mais importantes, encontrar um orientador. Esta tarefa é muito importante, já que quando você assume com um orientador você passará dois anos trabalhando com ele. Nesta parte ter contatos é bom, falar com pessoas que conhecem o orientador pretendido pode dar uma noção do que a por vir. Meu orientador de TCC me ajudou muito nesta parte ele mediou a comunicação com o orientador de mestrado.

A partir deste ponto começa a conversa com o orientador, a primeiras coisas pedidas foram o meu currículo e o meu TCC (que nem estava pronto). Também marcamos uma entrevista via Skype. Ela lembra muito uma entrevista de emprego, e é bom porque o orientador já te dá algumas noções de como funciona o mestrado.

Além de todo esse processo costuma ser bom conseguir cartas de recomendação. O meu orientador de TCC fez isso por mim. Nesta carta estão algumas informações/opiniões de quem está recomendado sobre você.

Daí é só esperar a resposta. ;D

Um comentário:

  1. Bastante coisa pra entrar no mestrado em, mais uma vez me convenceu que isso não é pra mim
    ahuahuahuhua

    OBS: formatura tava bacana em... boa sorte por ai.

    ResponderExcluir