quinta-feira, 9 de abril de 2009

Meio, Não Meia-Boca

O titulo do post foi inspirado em um dos capítulos do livro caindo na real (Getting Real), o livro é muito interessante, recomendo a leitura. A ideia mostrada neste capítulo do livro e mostrar que devemos construir software apenas com as funcionalidades essenciais e de forma consistentes, que cada nova funcionalidade tem que "suar" para ser implementada.
Bem, mas o objetivo do post não é falar sobre o livro e sim de uma experiência que tive no uso de uma ferramenta.
Em um trabalho de Engenharia de software precisávamos cadastrar alguns requisitos em uma ferramenta e depois tirar um relatório com os requisitos usando uma ferramenta qualquer. Não parecia uma tarefa difícil baixamos uma das ferramentas que o professor colocou como opção e começamos o trabalho.
No principio a ferramenta parecia bem promissora existiam bastante recursos, e o mais importante, ela tinha as funcionalidades que eram necessárias para a execução da tarefa.
Tudo ia ocorrendo bem, conseguimos cadastrar todos os requisitos que eram necessários. Só faltava uma última coisa o relatório. Depois de ter passando algum tempo envolvido com o trabalho, desde reunir as pessoas na casa de alguém, baixar a ferramenta que tinha 139MB, instalar, extrair os requisitos do texto que o professor entregou e cadastrar os requisitos na ferramenta só faltava clicar em alguns botões e deixar que o software fizesse o relatório.
Achamos as opções para criar relatório, podíamos escolher entre três modelos pré-definidos e além disso o relatório podia ser gerado tanto em html quanto em PDF. Bem promissor.
Escolhemos algumas opções e mandamos gerar o relatório, e nada aconteceu. Pensamos que tínhamos feito alguma coisa errada e tentamos de novo. Adivinhem, nada aconteceu. Algumas tentativas depois conseguimos algum progresso e geramos o relatório. Só que tinha um pequeno detalhe, ele estava em branco.
No final o que aconteceu, não conseguimos gerar um relatório a partir do ferramenta e acabamos tirando prints das telas de cadastros para ser o nosso "relatório".
Moral da história, tínhamos uma ferramenta que tinha várias funcionalidades, muitas das que não precisávamos, mas as funcionalidades que eram essenciais falharam.
Imagine a percepção que ficamos da ferramenta? Com certeza teríamos um percepção muito melhor se ele tivesse apenas o que nós precisávamos e funcionasse. Se os esforços dos criadores da ferramenta fossem focados na qualidade e não na quantidade estaríamos muito felizes com a ferramenta.
Por isso devemos fazer meio, não meia boca.

3 comentários:

  1. lol
    legal a história.. kaokaoaokao :P
    faltou dizer que ferramenta é.. xD
    flwsss

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha como objetivo denegrir a ferramenta, mas já que perguntou é a OSRMT

    ResponderExcluir
  3. Eu estava presente no dia do acontecimento, então pude experimentar como é. Concordo com o texto, é complicado ter uma ferramenta em que queremos algo simples e conciso e nem isso conseguimos fazer funcionar...

    ResponderExcluir