terça-feira, 10 de maio de 2011

O que se faz em um laboratório de CG?

Voltando as atividades no blog, depois das provas de meio de semestre. Neste post vou tentar mudar a concepção de vocês do que se faz neste tal de mestrado. Digo isso porque eu mesmo me surpreendi.

Estou fazendo mestrado em computação seguindo a linha de computação gráfica. Então provavelmente o que se faz no laboratório onde trabalho/estudo e ficar fazendo aplicações em 3D ou coisas do gênero, certo? Alguém pode pensar que somos craques no photoshop ou similares. Digamos que fazemos alguma coisa do tipo “aplicação em 3D”, mas nada relacionado com photoshop.

Então o que fazemos? Bem, na época da matrícula eu achava que estava entrando na área da matemática, e depois de dois meses de aula estou quase acreditando =P. Agora muitos podem pensar que o mestrado é uma coisa muito acadêmica as pessoas ficam trabalhando com teoria enquanto o mundo vive na prática.

Bem, agora vem a mudança de concepção. Vou descrever um fato ocorrido algumas semanas atrás. Uma pessoa entra no laboratório com um projetor, então eu descubro que ela iria desmontar o aparelho para pegar os elementos óticos que estavam lá dentro. Depois de algumas horas e um projetor desmontado, dois alunos da pós começam a olhar os componentes e tentar identificar propriedades, neste momento eu ficando de boca aberta com o conhecimento de óptica dos caras. E também aprendi como funciona um projeto :)

Neste tempo que estou aqui já vi gente mexendo com dispositivos de interação diferentes, placas eletrônicas, dispositivos móveis e até fazendo xunxos com uma garrafa de refrigerante. Ciência. A questão aqui é resolver o problema, usando o que precisar indo da teoria matemática até meter a mão na massa com hardware.

Depois disso deixo algumas perguntas para reflexão. Você está tentando resolver um problema no seu dia-a-dia? Está tentando usar algo que você aprendeu, só pra usar mesmo que não faça sentido? Ou isso não importa desde que venha o salário no fim do mês?